Ansiedade

23/04/2019

Um calafrio, o coração disparado, a mente cheia de preocupações. Quem nunca se sentiu assim? Quem sofre de ansiedade tem esses e outros sintomas. Esse tipo de mal-estar acomete uma quantidade enorme de pessoas, e é muito desgastante.

O Brasil é o país número 1 em pessoas com ansiedade, no ano de 2015 foi realizado um estudo que constatou que 18,6 milhões de brasileiros sofrem com os sintomas da ansiedade.

Mas o que é ansiedade? A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. A ansiedade é caracterizada por por sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto.

 É basicamente, uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional, como um reflexo. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

Não é apenas a ansiedade em si, mas o modo como você lida com ela que vai desencadear um adoecimento psíquico. A reatividade negativa às emoções, principalmente àquelas que são consideradas desconfortáveis, e comportamentos de evitação e fuga corroboram para o aparecimento dos sintomas.

Apesar disso, são existentes algumas técnicas e possíveis ações que auxiliam o indivíduo a reduzir os sintomas negativos da ansiedade. Acompanhe abaixo algumas orientações:

1) Identificar o problema é metade do caminho. A ansiedade é causada por inúmeros motivos, portanto, busque identificar quais foram as situações que antecederam o seu mal-estar. Feito isso, identifique na sua memória situações que causaram ansiedade em você num contexto passado e programe seu cérebro para a tranquilidade atual. 

2) Respire. Pode parecer, mas não é clichê. Quando passamos por situações que geram ansiedade em nós o nosso corpo sofre uma alteração no sistema nervoso simpático, ou seja, há um desequilíbrio do seu funcionamento, portanto respirar permite com que o seu cérebro seja refrigerado novamente e funcione de maneira adequada.

3) Pratique uma atividade física ou de lazer.Ao realizarmos atividades que disponham de um esforço físico ou mental maior são acionadas no nosso cérebro uma maior ação dos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e euforia. A noradrenalina, serotonina e dopamina são responsáveis pelo humor, então utilize-os a seu favor.Agora que aprendeu como controlar ansiedade, que tal colocar os ensinamentos em prática? Uma simples mudança de hábitos, da forma com que você enxerga a si mesmo e como encara o mundo, pode fazer toda a diferença. Mas não se esqueça de contar com toda a ajuda que puder para vencer a batalha. Quanto mais aliados tiver ao seu lado, melhor. Está precisando de ajude? Procure ajuda de um profissional, esteja ao lado de quem ama, e fale. Através da comunicação somos capazes de apoiar uns aos outros.


Texto autoral produzido pela empresa Razão Saúde Mental.


RAZÃO SAÚDE MENTAL
GOIÂNIA, GOIÁS, BRAZIL
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora