Somatização

13/02/2019

"Quando a doença vem da emoção!"

O mês em favor da campanha em prol da Saúde Mental, vulgo Janeiro Branco se encerrou. Apesar disso, a nossa atenção para o seu bem-estar psicológico e físico permanecem. Sim, psíquico e físico.

Você sabe o que é somatização?

Somatização é o processo decorrente a um desequilíbrio mental e biológico do ser humano. O nome decorre de "soma" que corresponde a ações somadas de vários sintomas ou doenças no corpo provenientes de questões psicológicas. É a transferência para o corpo do que deveria ser vivido é suportado apenas no campo mental e psicológico. Logo, cada vez que um indivíduo não consegue suportar alguma situação no campo psíquico ela acaba por produzir ou agravando sintomas e doenças que se manifestam no corpo. Freud e alguns teóricos utilizam a expressão "o corpo fala" que significa que o corpo sinaliza a nós quando algo não está em normal funcionamento nas nossas emoções.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, metal e social". Portanto, quando possuímos sintomas físicos persistentes e não se encontra causa biológica para justifica-las, então é o momento para se atentar para as causas emocionais e a partir disso, curá-las.

É comum que ao passar por situações traumáticas ou de extrema pressão, nós seres humanos tenhamos reações fisiológicas, os exemplos mais comuns dores de cabeça, enjoos, dores abdominais e na coluna, alterações hormonais, distúrbios alimentares, palpitações, gastrite, tremores, batimentos acelerados, suor excessivo, sensação de dor no peito e manchas pela pele. Esses sintomas físicos afetam diretamente na qualidade de vida, pois modifica o plano físico e mental do indivíduo. Quando um ser permanece durante muito tempo submetido a alguma questão não corriqueira, ele desencadeia mudanças pertinentes no sistema nervoso, em que libera ou inibe a produção de substâncias fundamentais para o funcionamento biológico, como adrenalina, cortisol e serotonina. Apesar de não apresentarem causa biológica, o transtorno de somatização é real, seu mal-estar é verdadeiro, a medicina explicando a causa ou não. Assim, os sintomas podem estar associados ou não a outra condição médica. Na verdade, com frequência essas pessoas apresentam condições médicas junto com o transtorno de somatização, a maioria das pessoas costumam experimentar um mal-estar que se foca principalmente nos sintomas somáticos e seu significado. Quando são diretamente questionadas sobre seu mal-estar, algumas pessoas o descrevem também em relação a outros aspectos das suas vidas. Outras pessoas negam qualquer fonte de angústia, além dos sintomas somáticos.

Portanto, é preponderante o olhar atento para o autoconhecimento, para a identificação dos pensamentos disfuncionais, e de como você é afetado pelas situações cotidianas, para que assim consiga manter de modo mais razoável possível para manter o equilíbrio e a redução de danos. Você pode saber mais sobre as causas dos sintomas psicossomáticos e orientações para tratamento a partir do nosso próximo texto.


Texto autoral produzido pela empresa Razão Saúde Mental. 

RAZÃO SAÚDE MENTAL
GOIÂNIA, GOIÁS, BRAZIL
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora